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Trabalho em equipe: 5 dicas para colocar em prática na sua empresa

28 de fevereiro de 2019 / Carreira / por Comunicação Krypton BPO

Você como profissional de RH, sabe que para uma empresa se manter produtiva e conseguir entregar bons resultados, ela precisa valorizar e desenvolver os seus colaboradores.

Mas um ponto importante nisso, é que não adianta fortalecer só os colaboradores individualmente, é necessário fazer com que eles desenvolvam o trabalho em equipe e aprendam a trabalhar juntamente com os seus colegas da melhor maneira.

Por isso, no artigo de hoje separamos algumas dicas para você conseguir desenvolver o trabalho em equipe na sua empresa de forma simples e ágil, mantendo a harmonia no ambiente organizacional. Não perca tempo e continue a leitura do artigo!

Desenvolvendo o trabalho em equipe
Existem alguns pontos que podem ser trabalhados com os colaboradores que te ajudarão a desenvolver melhor o trabalho em equipe. Veja a seguir as dicas que preparamos para você:

1- Desenvolva a Inteligência Emocional
A Inteligência Emocional é uma técnica, onde as emoções das pessoas são trabalhadas, por meio de práticas, como feedback, terapia, mapeamento comportamental, ajudando no autoconhecimento e assim, fazendo com que elas desenvolvam mais empatia pelo colega de trabalho.

Segundo Daniel Goleman, o jornalista que popularizou o termo, o significado de inteligência emocional é: capacidade de identificar os nossos próprios sentimentos e os dos outros, de nos motivarmos e de gerir bem as emoções dentro de nós e nos nossos relacionamentos. Por isso, ela vai ser muito importante para o desenvolvimento no trabalho em equipe na sua empresa.

2- Aposte em dinâmicas de grupo
Colocar em prática alguns tipos de dinâmicas no dia a dia da sua empresa irá ajudar os colaboradores a terem um contato maior com os seus colegas, conseguindo entendê-los, ter mais empatia e assim melhorar a interação do grupo.

Outro ponto positivo da dinâmica é que você conseguirá observar os gaps nas relações entre os profissionais de determinado setor, conseguindo pensar em ações futuras para melhorar o problema que foi identificado.

3- Dê trabalhos desafiadores
Quando tarefas desafiadoras são passadas para a equipe, é bem provável que eles se juntem para conseguir resolver o problema. Isso pode ser um estímulo para que melhorem o trabalho e integração entre a equipe, pois terão um problema grande para resolver, sem ter tempo de discussões e conflitos.

Mas é preciso ficar atento ao nível de dificuldade da tarefa, comece com algumas mais tranquilas, para que eles se acostumem uns com outros e assim vão se conhecendo sabendo a forma com que cada um trabalha.

4- Invista na comunicação interna
Valorize e desenvolva a comunicação interna, tanto dos setores como da empresa. Isso é importante para que eles tenham mais oportunidade de se conhecerem e terem um contato maior um com o outro, melhorando o trabalho em equipe.

Para isso, você pode investir em momentos de interação, como festas, jogos internos, ambientes para socialização, entre outras estratégias.

5- Aplique a Gestão Comportamental
A Gestão Comportamental irá te ajudar em todas as dicas anteriores, porque com ela será possível mapear o comportamento de cada colaborador. Sabendo sobre os seus perfis, você conseguirá pensar em ações mais efetivas e estratégicas.

Isso irá ajudar no desenvolvimento do trabalho em equipe, pois você vai saber exatamente como cada profissional reage a certos estímulos, com qual colega ele tende a se dar melhor e como seu comportamento afeta no dia a dia de trabalho.

Fonte: RH Portal

Fonte da imagem: Projetado pelo Freepik

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