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Uma dica para lidar com situações de estresse no trabalho

6 de fevereiro de 2018 / Carreira / por Comunicação Krypton BPO

Quando aperta a pressão. Esta talvez seja a frase que todos detestam, mas a vivenciam cada vez mais no dia a dia. Quando a pressão aperta: o que você faz? Perde o controle? Desespera? Se volta para outras atividades que dão mais prazer? Esquece a pressão e vai em frente? São algumas das possíveis reações de quem passa por essa situação. Contudo, todas elas têm em comum você e seu equilíbrio no centro de tudo.

A pergunta que todos fazem é:

Qual a melhor maneira de se preparar para esta situação que, daqui em diante será constante?
A resposta que pode parecer simples tem uma grande complexidade. Pois implica em possuir autoconhecimento e direcionar suas ações baseadas no que você valoriza.

Vamos ao primeiro ponto: autoconhecimento. Este é o maior ativo que qualquer profissional, executivo ou não, dever ter. Quem se conhece, sabe quais são os seus pontos fortes e fracos e assim, na hora da pressão, consegue tirar proveito deles da melhor forma possível. Também, ao nos conhecermos, entendemos melhor o outro e assim conseguimos mais fácil e rapidamente fazer a leitura do ambiente ao nosso redor.

Além disso, ele ajuda a direcionar suas ações. Aquele que se conhece possui maior consciência do que gosta e, então, tem mais condições de fazer movimentos que estejam alinhados com seus valores.

Esses dois pontos são fundamentais para se manter o equilíbrio em momentos de pressão. Ao estar em equilíbrio interno, maior será a tranquilidade para lidar com momentos de estresse.

Fonte: RH Portal

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