Please enable JS

Blog

O caminho para a sintonia entre a cultura da empresa e a pessoal

O caminho para a sintonia entre a cultura da empresa e a pessoal

28 de outubro de 2020 / Carreira / por Comunicação Krypton BPO

Este ano está sendo desafiador para muitos de nós e eu não sou exceção. Sou mãe de duas meninas em idade escolar, ajudando a gerenciar o aprendizado à distância e o distanciamento físico.  E meus pais moram sozinhos no Brasil e não os vejo há mais de sete meses.

Estar na geração sanduíche não é fácil, especialmente durante uma pandemia global. Ao cuidar de pais e filhos é fácil esquecer de si mesmo. Em fevereiro passado, meu pai foi diagnosticado com câncer, e isso aconteceu durante os primeiros dias da pandemia – período de muitas incógnitas. Espontaneamente decidi voar ao Brasil e ficar junto dos meus pais. Meu chefe, Alan Trefler, me incentivou a entrar no avião – ele sabia como era importante eu visitar meu pai naquele momento, já que ninguém sabia o que iria acontecer nos próximos meses. “Não se preocupe”, disse ele. “Apenas vá”. Tenho a sorte de ter um superior solidário e empático, mas isso não é surpresa, pois faz parte da cultura da empresa a qual escolhi.

Desde então, meu pai passou por várias sessões de quimioterapia e está bem. Mas quando você está longe das pessoas que ama em momentos difíceis, é muito estressante. No entanto, mesmo quando você se preocupa com seus pais ou sogros, irmãos ou filhos, amigos, vizinhos ou animais de estimação, você também precisa cuidar de si mesmo.

As recomendações num avião em caso de um incidente é para que as pessoas coloquem as máscaras de oxigênio nelas próprias antes de ajudar aos outros. Parece uma atitude egoísta. Mas, é importante para nós (e para outras pessoas ao nosso redor) priorizar nossa própria saúde. E ser saudável não significa apenas saúde física e, sim, mental também. Com tanto estresse adicionado às nossas vidas pela Covid, todos precisamos ter certeza de que estamos reservando um tempo para desestressar, nos conectar com outras pessoas e atender às nossas necessidades emocionais.

Mês de Conscientização sobre Saúde Mental

O Dia Mundial da Saúde Mental foi em 10 de outubro. E o mês é dedicado a apoiar aqueles que vivenciam problemas de saúde mental. A cada ano, mais de uma pessoa em cada cinco enfrenta casos de depressão, ansiedade, TOC e/ou transtorno bipolar. Infelizmente, ainda existe uma nuvem negra em torno da doença mental porque muitas pessoas não a compreendem.

Aqueles que sofrem, às vezes pensam que sua condição é uma falha de caráter, em vez de algo fora de seu controle. Não é!  E compreender isso é o primeiro passo para apoiar quem sofre.  Outubro, temos a chance de enxergar a saúde mental por meio de um novo olhar e tentar entender os desafios que as pessoas enfrentam e ajudá-las a encontrar soluções.

Um tempo para si mesmo

Eu busco enfrentar cada dia por meio das minhas ações. Sempre fui matutina e, embora minha energia possa não ser a mesma de 15 anos atrás, ainda adoro despertar cedo. Acordo entre 5h e 5h30  pela manhã para ter algum tempo antes de o resto da casa acordar. Eu passo alguns desses dias me exercitando, mas frequentemente eu apenas sento e tomo uma boa xícara de café, leio o jornal ou pesquiso um tópico de interesse. Também uso o aplicativo Headspace algumas vezes por semana para meditar e espairecer a mente.

Ajudar aos funcionários a criar rotinas saudáveis ​​e apoiar o bem-estar físico e mental uns dos outros durante esses tempos difíceis é importante para todos e, especialmente, para pessoas em funções de liderança. A doença mental ainda tem um estigma e é importante que as pessoas saibam que não estão sozinhas e que existe uma estrutura de apoio.

Em nosso local de trabalho, o RH promove uma cultura da importância do bem-estar mental, ajudando aos funcionários a gerenciar e a reduzir a ansiedade causada pela pandemia. Para isso, foram implementadas várias iniciativas que valem a pena serem compartilhadas aqui para que sirvam de exemplo a outras organizações:

  • Apoio à atividade física– foi oferecida uma assinatura gratuita a funcionários e suas famílias do BurnAlong que tem milhares de aulas, incluindo exercícios virtuais, rotinas de relaxamento mental e cursos de bem-estar financeiro para ajudar a minimizar o estresse;
  • Apoio à atenção plena– foi disponibilizada uma assinatura gratuita de um ano a funcionários e famílias do Headspace, um aplicativo de meditação que ajuda a dormir melhor e a relaxar por meio de um plano personalizado de meditação e atenção plena (mindfulness);
  • Apoio financeiro a funcionários– Foi estabelecido o Employee Pledge Fund e igualadas as doações voluntárias de funcionários para aqueles colaboradores em dificuldades. Foi arrecadado mais de 500 mil dólares para ajudar aos funcionários cujos cônjuges ou parceiros perderam o emprego ou que enfrentam problemas financeiros adicionais devido à pandemia;
  • Apoio aos pais que trabalham e cuidadores- Há reembolso para creches alternativas e cobertura de cuidados para idosos com intuito de apoiar as nossas famílias;
  • Rede de apoio a pais e cuidadores– Foi criado um fórum interno para cuidadores de funcionários a fim de compartilhar dicas e sugestões de como lidar com os desafios relacionados à pandemia, formando uma comunidade de suporte;
  • Rede de pais com necessidades especiais e cuidadores- Com base no feedback de um fórum interno, foi criada uma comunidade para cuidadores de funcionários que lidam com crianças com necessidades especiais ou outros dependentes por meio de um grupo de colegas que podem apoiá-los.

Num momento de incertezas e dúvidas, a maioria de nós sente uma certa perda de controle em situações do dia a dia.  Apesar da distância física, novas conexões estão sendo feitas e uma comunidade ainda mais forte está sendo construída todos os dias. Agora, mais do que nunca, temos que cuidar de nós mesmos para que possamos continuar a ajudar uns aos outros. Lembrem-se de reservar um tempo para si e reconhecer a importância do bem-estar mental na saúde geral.

***Por Adriana Bokel Herde

Fonte: Rh pra você

 

Posts relacionados

Propósito de vida, sonhos e autogestão de carreira

Propósito de vida, sonhos e autogestão de carreira

2 de dezembro de 2020 / Carreira / por Comunicação Krypton BPO
conversa

A importância da opinião para o seu sucesso como líder ou liderado

30 de novembro de 2020 / Carreira / por Comunicação Krypton BPO
O que são talentos híbridos (as famosas soft skills) que empresas buscam

O que são talentos híbridos (as famosas soft skills) que empresas buscam

27 de novembro de 2020 / Carreira / por Comunicação Krypton BPO
Employer branding: conectando pessoas por meio de propósito

Employer branding: conectando pessoas por meio de propósito

27 de novembro de 2020 / Carreira / por Comunicação Krypton BPO
Como o lifelong learning pode manter a carreira atualizada

Como o lifelong learning pode manter a carreira atualizada

26 de novembro de 2020 / Carreira / por Comunicação Krypton BPO
Quer empreender? Escolha desafios além de sua capacidade, diz especialista

Quer empreender? Escolha desafios além de sua capacidade, diz especialista

25 de novembro de 2020 / Carreira / por Comunicação Krypton BPO

abc