Please enable JS

Blog

RH ágil: o que você precisa saber sobre o assunto

24 de abril de 2020 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO

Você já ouviu falar no conceito de RH ágil? Os processos de RH estão cada vez mais desafiantes e aprimorados e isso exige um perfil cada vez mais ousado de profissionais da área.

Entre tantas demandas, a velocidade de resposta em meio às transformações é fundamental para manter um nível de excelência no setor. E a velocidade precisa ser aliada à qualidade.

Neste artigo, você verá como o RH ágil entra nesse raciocínio. Saberá sua importância e entenderá a sua implementação. Ao final, você terá um bônus com algumas técnicas da ferramenta. Confira!

O que é RH ágil?
O RH ágil é um desdobramento do manifesto ágil, realizado em 2001 em Utah nos Estados Unidos. A ideia desse manifesto era criar um mindset de velocidade em desenvolvimento de produtos e manufaturas.

Posteriormente, essa metodologia ganharia a atenção de diversos setores, inclusive a gestão de pessoas em empresas pelo mundo. Então, o RH ágil segue esse método buscando uma gestão mais veloz e enxuta de todos os seus processos administrativos.

A transformação digital no RH é um exemplo claro das constantes e cada vez mais drásticas alterações que vêm ocorrendo na gestão no mundo. Essas mudanças rápidas e desafiantes impulsionam os gestores a buscarem melhores formas de alcançar objetivos.

Qual a importância do RH ágil?
Mais do que se valer de ferramentas que tornem o trabalho mais rápido, o RH ágil busca implantar uma filosofia de trabalho que imprima maior velocidade, precisão e qualidade.

A origem disso tudo está em desenvolver novas práticas que aprimorem essa ideia. O manifesto ágil de RH é uma espécie de guia de entendimento do que deve ser um RH ágil. Veja agora como pensá-lo:

  • valorize mais a colaboração do que a hierarquia;
  • valorize mais a transparência do que o sigilo;
  • valorize mais a adaptabilidade do que a prescrição;
  • valorize mais a inspiração e o engajamento do que a gestão e retenção;
  • valorize mais a motivação intrínseca do que as recompensas extrínsecas;
  • valorize mais a ambição do que a obrigação.

O manifesto ágil tem ainda como princípios:

  • incentivo ao crescimento, envolvimento e prazer com o trabalho;
  • construção de equipes colaborativas e auto-organizadas;
  • melhora da aceitação e da adaptação às mudanças;
  • motivação contínua da equipe;
  • criação de um ambiente de confiança e apropriado;
  • incentivo ao desenvolvimento pessoal de forças e talentos.

Como implementar o RH ágil na empresa?
Após conhecer essa importante ferramenta de evolução, vamos partir para a implementação propriamente dita. Dentro de tudo que foi passado a respeito do mindset da metodologia, você precisará construir uma estratégia para aplicar o RH ágil. Veja algumas dicas.

Realize um planejamento da estratégia
Estude os pontos principais e perceba o momento de sua equipe, além das ferramentas disponíveis de trabalho. Após isso, defina as necessidades de capacitação e treinamento, bem como a sinalização de uma nova filosofia de trabalho.

Estabeleça metas
Você não deverá implantar a metodologia ágil da noite para o dia. O processo deve ser gradativo, porém constante. Nesse caso, é importante estabelecer metas desafiadoras, mas alcançáveis, definir indicadores de RH e índices apropriados para seguir.

Comece no recrutamento
Como um dos primeiros passos para a formação de uma equipe qualificada, o recrutamento é uma etapa crucial para o sucesso da gestão de pessoas. Considere todos os princípios para agilizar esse processo e busque o auxílio de ferramentas tecnológicas para acelerá-lo.

Faça avaliações de desempenho mais frequentes
É hora de impulsionar a evolução. E isso envolve a frequência de avaliação. Ou seja, a ideia é retirar o colaborador e a equipe da zona de conforto no sentido de movê-los para um desempenho mais alto e constante.

Distribua responsabilidades
Compartilhe o comprometimento com o sucesso da equipe. Busque líderes que possam absorver a ideia de RH ágil e disseminá-la entre os colaboradores de forma rápida e eficaz.

Inclua toda a equipe
Mesmo que não seja um líder, o colaborador deve participar do processo de agilização do RH. É preciso que ele tenha orientação e capacitação sobre a ferramenta, além de influência mental sobre a importância da implementação.

A ideia é que quando cada um assume a responsabilidade de executar um serviço mais rápido e com maior qualidade, isso é refletido no conjunto e todos se beneficiam da metodologia.

Foque no aprendizado contínuo
Hoje a mudança é contínua, a tecnologia se transforma diariamente e a inovação aparece de surpresa. Você pode simplesmente “aceitar” esse cenário e ceder à instabilidade, ou criar uma “mentalidade de evolução” que tem como princípio fundamental o aprendizado contínuo e intenso.

Quais as principais técnicas de implementação do RH ágil?
Como vemos, a metodologia ágil, apesar de um conceito bem simples de entender, é bem exigente quanto aos seus meios de implementação. Nesse raciocínio, algumas técnicas são bem-vindas para aprimorar esse processo e auxiliar gestores e colaboradores a vencer esse desafio. Veja.

Scrum
O Scrum é uma das técnicas de implementação que se baseia principalmente em três ideias: transparência, adaptação e inspeção. O objetivo é priorizar a execução e criar um ciclo de aperfeiçoamento (geralmente 30 dias). Nessa técnica, o aumento da performance virá com a prática.

Kanban
A metodologia Kanban faz o cruzamento entre a quantidade de trabalho que está em andamento com a capacidade de entrega de valor da equipe. A partir disso, é feita uma flexibilização de planejamento de maneira a tornar a gestão mais rápida, com melhor foco e transparência.

Squad
Também pode ser considerado como parte da metodologia scrum. A ideia é ter equipes com pouco nível hierárquico e com interação de igual para igual. O RH ágil tem o papel de estimular esse relacionamento e equilibrar questões como feedbacks e comunicações.

Tribos
Definição de um pequeno grupo de pessoas que assume o papel de uma função específica dentro do conjunto do objetivo. Ou seja, uma forma de descentralização de responsabilidade para agilização da performance.

Está na hora do seu trabalho ser mais rápido e melhor. Neste artigo, você pode ter uma visão clara sobre como fazer isso.

Lembre-se também que o uso da tecnologia é fundamental nesse processo, por isso que contar com um software de RH na implementação do RH ágil é um bom caminho.

É hora de fixar o conceito compartilhando a ideia de RH ágil com colegas em suas redes sociais. Debata e amadureça o conhecimento sobre o assunto!

 

Fonte: Blog Sólides
Imagem:People photo created by freepik – www.freepik.com

Posts relacionados

Economistas elevam projeção da Selic para 2021

Economistas elevam projeção da Selic para 2021

2 de dezembro de 2020 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO
PBH vai agilizar alvarás para pequenas empresas

PBH vai agilizar alvarás para pequenas empresas

2 de dezembro de 2020 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO
Open banking fica para 2021 e corretoras poderão atuar com pagamentos de boletos, diz BC

Open banking fica para 2021 e corretoras poderão atuar com pagamentos de boletos, diz BC

1 de dezembro de 2020 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO
grafico

Por que é tão importante a adoção de métricas em ambiente corporativo?

30 de novembro de 2020 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO
Entenda as diferenças entre o PC que você tem em casa e um PC corporativo

Entenda as diferenças entre o PC que você tem em casa e um PC corporativo

27 de novembro de 2020 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO
Prazo para contestar o FAP encerra no próximo dia 30

Prazo para contestar o FAP encerra no próximo dia 30

26 de novembro de 2020 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO

abc