Não tem mágica. Quem deseja se comunicar melhor, realmente deve aprimorar seu jeito de ser para que isso reflita na comunicação. E o caminho para isso é a prática de virtudes.
O que são virtudes?
Virtudes são práticas do bem que, se realizadas de forma periódica, podem ser internalizadas para que as ações sejam naturais e repetidas. Todos nós conhecemos as virtudes e de alguma forma aprendemos como praticá-las, mas será que continuamos praticando virtudes no dia a dia?
Será que a correria não te deixa ser gentil, porque tem pressa demais para dar passagem para outro motorista, no trânsito, ou para um pedestre? Será que o ritmo do seu dia é tão intenso que não é possível escutar o outro com intensidade mesmo para entender o que ele pensa e sente e por que motivo age e reage de determinada maneira?
Então, é hora de parar e se perceber. E, para se perceber, é necessário estar acordado. Quem não se percebe, pode estar anestesiado, repetindo pensamentos, falas e ações não favoráveis sem notar que isso acontece e nem os resultados que promove.
E como se perceber?
Viver o agora é o melhor caminho para ganhar mais domínio sobre a ação de se perceber. E estar no agora não significa apenas deixar de pensar no passado ou se pré-ocupar com o futuro. Estar no agora é viver o momento presente em todos os aspectos. Vou te dar algumas sugestões de como praticar o agora para depois replicar a ação para outros comportamentos:
Você pode começar por aí e depois desse treino poderá exercitar tudo isso em você mesmo. Confira um exercício simples, possível de ser feito a qualquer hora:
Assim, você começa a sua jornada de maior percepção. Internalizar esse novo hábito de viver no agora poderá gerar muitos aprendizados que você poderá aplicar em suas interações, nas situações de comunicação. Aproveito para eleger uma virtude e pratique durante esta semana para alterar a sua forma de se perceber e se comunicar também.
Pratique e analise os avanços.
Fonte: Administradores
Fonte da imagem: Projetado pelo Freepik