Em meio ao competitivo mercado de trabalho, cabe a cada um de nós decidirmos qual lado estar: ser mais um no meio da multidão ou ser aquela pessoa de destaque e relevância dentro da organização. Seja qual for a sua decisão, há sempre ônus e bônus, como tudo na vida. E como sabemos, o que não se pode é ficar em cima do muro.
Com intensas transformações tecnológicas, de processos, metodologias e demais questões, se adaptar ao novo diante das constantes mudanças é condição sine qua non, ou seja, extremamente importante para quem quer perdurar no mercado de trabalho ao longo do tempo, com empregabilidade. O que funcionava ontem, hoje poderá estar obsoleto, logo, se atualizar quanto aos conhecimentos e tendências é ter sabedoria na construção de uma carreira exitosa.
Fala-se tanto em soft skills, ou seja, competências e habilidades necessárias para o ambiente corporativo, que é imprescindível que você tenha atitude, resiliência, boa comunicação e saiba lidar com pessoas variadas, caso queira ter uma carreira exitosa. Afinal de contas, com ambientes cada vez mais diversos, diariamente iremos lidar com pessoas com repertórios, idades, modelos mentais e propósitos diferentes dos nossos, e saber lidar com tudo isso é que nos levará a tão buscada inovação pelas companhias.
Coerência também é importante, tal qual ser transparente em suas relações, pois dessa forma, você consegue transitar entre os mais variados públicos, obtendo pontos positivos de cada relação. Não é preciso mágica para você ser alguém relevante dentro da empresa. Basta se aprimorar a cada dia. Profissionais de sucesso fazem exatamente isso: planejam suas carreiras, decidem seus caminhos com protagonismo e realizam as mudanças sempre que necessário. Ninguém nasce sabendo, tampouco as coisas caem do céu. É preciso foco e saber aonde você quer chegar. Somente assim você encontrará seu propósito. A vida não é apenas pagar contas e trabalhar, é preciso sempre pensar qual o impacto que estamos deixando em nossa sociedade com o nosso trabalho.
O que funciona hoje, amanhã poderá estar obsoleto. O conhecimento é sempre mutável e é praticamente impossível nos mantermos inalterados com a mesma bagagem de conhecimento. Sendo assim é importante termos abertura mental e flexibilidade para buscar o novo. Já sabemos que sair de nossa zona de conforto não é algo fácil, mas com certeza nos trará mais resultados do que se ficarmos no mesmo local.
Inseridos num mundo que muda constantemente, onde metodologias, sistemas, processos, economia e tecnologias se alteram diariamente, não se adaptar ao novo é se colocar como obsoleto no curto espaço de tempo. Com uma ideologia de adotar estruturas cada vez mais enxutas, você sabe quem ficará nas empresas? Somente aqueles que se destacarem, se atualizarem e, ao mesmo tempo, trouxerem resultados exponenciais.
Ser criativo, propositivo e inovador não são características que caem do céu. Para isso, o mínimo que você precisa ter é apreço por buscar continuamente novas informações e, claro, ler sobre assuntos variados, o que vai lhe permitir criar caminhos e, a partir daí, ter novas soluções. Conversar com pessoas de áreas diferentes, debater com aqueles que têm ideias divergentes das nossas são alguns caminhos que nos proporcionam maior ganho de conhecimento e isso é algo que é só seu! Quanto mais você sabe e aplica, mais você é valorizado pelas companhias.
Em meio à enxurrada de informações que recebemos todos os dias, via on-line e off-line, o grande dilema é tirar aquilo que é relevante. Reserve um tempo em meio à desafiadora e corrida agenda diária para ler sobre assuntos variados e tendências – esse hábito pode lhe ajudar a pensar de maneira diferente no cotidiano. No mínimo você conhecerá diferentes pontos de vistas sobre o mesmo tema.
Até mesmo no bate-papo com amigos, entre familiares ou em congressos, estamos aprendendo. O importante é estarmos abertos e atentos. Informação nunca é demais; não é verdade? Mas e você: tem se atualizado constantemente?
Por David Braga
Fonte: Diário do Comércio