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Lições atemporais de marketing com Mad Men

Lições atemporais de marketing com Mad Men

7 de julho de 2021 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

A série que foi bastante reconhecida e premiada ao longo dos anos, conta com 7 temporadas e 92 episódios eletrizantes com estrelas que representam bem as figuras da publicidade nos anos sessenta.

Assim como os diversos livros sobre marketing digital, a série tem levado o mundo do marketing para os holofotes e traz ótimas lições sobre o dia a dia de quem trabalha com publicidade e compartilha técnicas impressionantes que todo freelancer ou agência precisa saber.

Diante disto, confira os os maiores aprendizados que tivemos com essa obra e que aplicamos no dia a dia da Agência Mestre:

Pense como eles: os seus clientes

Algo constante no trabalho do protagonista de Mad Men é  que ele reconhece a importância de não apenas entender o cliente, mas sim, de pensar como eles. Entrar em suas cabeças e influenciar diretamente o seu poder de escolha e compra para o seu serviço e suas soluções.

Sempre se questione, se você fosse o consumidor, você iria querer comprar esse produto? Isso pode levá-lo a objeções e questionamentos que levarão a sua agência ao sucesso.

Entender o seu público-alvo é essencial

Algo que o protagonista de Mad Men deixa bem claro em suas campanhas publicitárias é sobre a importância de ouvir e entender quem é o seu público-alvo. Não apenas entregando o que seu público pede, mas também, o que ele precisava e queria.

É muito importante alinhar a sua produção com a linguagem e tom do seu cliente e público-alvo. Os seus textos, anúncios, vídeos e qualquer outro tipo de produção precisa acompanhar e atingir a sua persona exatamente na dor que ela quer solucionar.

A criatividade é o que faz você se destacar

O mercado publicitário é o exemplo real de que se você não inovar, ficará para trás. E isso é algo muito presente no decorrer da trama de Mad Men.

É muito presente na série a preocupação de estudar e pesquisar algo novo para garantir destaque no marketing. Procurar referências externas, backgrounds e toques de personalidade é o que faz uma agência entrar para o topo daquelas que produz as melhores peças e campanhas de publicidade.

Além disso, o personagem principal do seriado aponta a importância de descrever não apenas a funcionalidade que o seu produto ou serviço tem, mas também, as sensações que ele provoca na sua persona.

Produza conteúdos de qualidade

Sabemos que um leitor de blog espera que o conteúdo produzido ali responda às suas dúvidas. Para fidelizar esse leitor e transformá-lo até em um consumidor, é importante que todo e qualquer conteúdo seja de qualidade.

Passar credibilidade e responder às dores do seu consumidor faz com que ele confie cada vez mais no seu trabalho e nos seus serviços. Assim, sempre que ele precisar de algo, ele vai recorrer ao seu blog, seus serviços e produtos e consequentemente, as suas soluções.

Pesquise, estude e reveja tudo o que você acha que sabe sobre marketing!

Logo no primeiro episódio da primeira temporada de Mad Men, Don Draper – o protagonista da série – fica encarregado de criar uma campanha enfrentando alguns dilemas sobre o desenvolvimento.

Conversando e pesquisando com alguns consumidores do produto que ele teria que promover, buscando algumas informações e inspirações, ele entendeu o que poderia fazer de diferente para dar destaque nesse produto.

E o que nós podemos aprender com isso? Seja qual for o produto ou assunto que você vai precisar abordar em suas campanhas, não dispense uma boa pesquisa!

Para falar com propriedade, é necessário entender o produto que será retratado, as suas particularidades e as vantagens quando comparado com a sua concorrência direta e indireta.

Além disso, Mad Men tem o poder de fazer com que repensemos tudo o que nós achamos saber sobre o mundo do marketing e da publicidade. Quanto mais você estiver aberto a aprender, mais por dentro das novidades e das novas técnicas, você estará.

Afinal, o marketing representado em Mad Men existe?

Apesar de se tratar de uma obra ficcional, Mad Men é muito atual e trata situações que vemos no dia a dia atual de quem trabalha com publicidade. A concorrência do mercado digital é muito grande e muitas pessoas publicando, escrevendo e divulgando uma mesma coisa, pode se tornar cansativo para o cliente.

Por isso, todos esses ensinamentos que pegamos e aplicamos no decorrer do cotidiano como especialistas de marketing, fazem total diferença para ser aquela opção que o cliente irá escolher!

Fonte: Agência Mestre

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